Quem sou eu

Minha foto
Jornalista, por conta de cassação como oficial de Marinha no golpe de 64, sou cria de Vila Isabel, onde vivi até os 23 anos de idade. A vida política partidária começa simultaneamente com a vida jornalística, em 1965. A jornalística, explicitamente. A política, na clandestinidade do PCB. Ex-deputado estadual, me filio ao PT, por onde alcanço mais dois mandatos, já como federal. Com a guinada ideológica imposta ao Partido pelo pragmatismo escolhido como caminho pelo governo Lula, saio e me incorporo aos que fundaram o Partido Socialismo e Liberdade, onde milito atualmente. Três filh@s - Thalia, Tainah e Leonardo - vivo com minha companheira Rosane desde 1988.

sexta-feira, 16 de março de 2012

IPEA acende luz amarela quanto à qualidade de desenvolvimento atual

Antes que algum fundamentalista do neoPT estrile, aviso: a notícia é dada pelo próprio portal oficial do IPEA, órgão hoje totalmente desvinculado da submissão incondicional aos preceitos neoliberais do período correspondente ao governo FHC. É, portanto, para ser levada a sério, na avaliação desse retrocesso brasileiro à condição de exportador de matéria prima, por conta da acelerada desintustrialização vigente.

Segue a íntegra:

15/03/2012 17:57
Índice traz alerta sobre desenvolvimento do país

Mensurada ao longo de 2011, a qualidade do desenvolvimento brasileiro apresentou instabilidade
O desempenho da qualidade do desenvolvimento do Brasil ao longo de 2011 reflete um cenário de estagnação e instabilidade, e o ano é de alerta. A constatação foi feita nesta quinta-feira, 15, na coletiva de lançamento do Comunicado 139 – Evolução do Índice de Qualidade do Desenvolvimento em 2011. O assessor técnico da Presidência do Ipea, André Calixtre, afirmou que o IQD é mais uma das pesquisas que têm apontado uma constante redução do desenvolvimento e de sua qualidade, que tem se acentuou nos últimos meses. “Não há tendência clara de queda, mas é um alerta”, definiu Calixtre.
Houve relativa estabilidade do índice em 2011, que começou com 280,78 em janeiro, atingiu o mínimo de 259,44 em março e seu máximo em 277,91 em agosto. Depois disso, com poucas variações, o índice fechou o ano em 269,35.
“O país estagna na sua dinâmica de desenvolvimento”, declarou André Viana, pesquisador que apresentou o estudo. O Índice de Qualidade do Crescimento (IQC), um dos componentes do IQD, foi o que mais variou, começando o ano em 279,71 e terminando em 251,14. “Não temos como dizer se esta melhorando ou piorando o padrão qualitativo da produção e atuação da indústria. Não há nenhum indicador que nos dê real dimensão se estamos evoluindo favoravelmente na industrialização, além da massa salarial”, explicou.
Mercado internacional
No ano passado o Índice de Qualidade da Inserção Externa (IQIE) voltou a se recuperar em relação a 2009 e 2010. Sai de 216 pontos em janeiro e chega a 256,76 em outubro. Em dezembro o índice registrou 243,24 pontos. Viana atribuiu o bom desempenho ao grande investimento externo e à melhoria dos termos de troca a partir de fevereiro, o que só foi interrompido em dezembro. Apesar de as reservas internacionais apresentarem tendência de aumento, a fraca participação das manufaturas na pauta exportadora e o grande volume de recursos enviados ao exterior por empresas estrangeiras instaladas no Brasil prejudicaram o desempenho do índice.
Destaque positivo
Embora em queda, o Índice de Qualidade do Bem-Estar (IQBE) se manteve estável. A taxa de desenvolvimento aumentou no primeiro semestre e se estabilizou no meio do ano, voltando a melhorar em agosto. Ocorreu uma melhora quase constante no número de pessoas carteira assinada. A taxa de pobreza reduziu de 23% para 21% da população brasileira. Índice de Gini também diminuiu, mas de forma errática. “Embora haja melhora, não há um comportamento estável, mas a área social ainda sustenta a qualidade do desenvolvimento”, destacou André Viana.
Metodologia
Calixtre adiantou que o IQD continuará sendo calculado pelo Ipea, e que a pesquisa passará por melhorias metodológicas. Segundo ele, o índice “é um dos poucos que incorpora a questão ambiental na análise do desenvolvimento”. A intenção é aumentar o peso do componente para dar maior dimensão ao desenvolvimento sustentável.
“Não adianta apenas avaliar se estamos crescendo, mas onde estamos. Claramente, 2011 é um ano de alerta, de grande instabilidade. Mas a instabilidade do desenvolvimento brasileiro no pós-2010 é diferente daquela que existia na década de 1990. Hoje as variações se dão em uma conjuntura positiva”, considerou Calixtre.
Leia a íntegra do Comunicado 139 - Evolução do Índice de Qualidade do Desenvolvimento em 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário