Quem sou eu

Minha foto
Jornalista, por conta de cassação como oficial de Marinha no golpe de 64, sou cria de Vila Isabel, onde vivi até os 23 anos de idade. A vida política partidária começa simultaneamente com a vida jornalística, em 1965. A jornalística, explicitamente. A política, na clandestinidade do PCB. Ex-deputado estadual, me filio ao PT, por onde alcanço mais dois mandatos, já como federal. Com a guinada ideológica imposta ao Partido pelo pragmatismo escolhido como caminho pelo governo Lula, saio e me incorporo aos que fundaram o Partido Socialismo e Liberdade, onde milito atualmente. Três filh@s - Thalia, Tainah e Leonardo - vivo com minha companheira Rosane desde 1988.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Governo pune milicianos da ditadura, mas tem que punir também os mandantes

Grotesco o papel de militares da reserva no episódio da bravata dos presidentes de Clubes militares. Quando é que essa tropa vai entender que ficou com o responsabilidade do jogo sujo promovido pelo grande capital - proibindo greves, partidos políticos autênticos, ação sindical - para promover um dos mais rápidos processos históricos de concentração de renda em nosso País sem nenhum proveito para seus planos de "Brasil, grande potência"? E que, ao fim e ao cabo,  foram apenas capitães do mato a serviço do Departamento de Estado americano. Isso mesmo; foram apenas beleguins da política do governo Nixon e deseu "chanceler"Kissinger ( o que não pode viajar para alguns países sob risco de ser preso por crimes contra a humanidade).

E quando é que esse governinho chinfrim vai se dar conta de que, no balanço de perdas e danos, com duas décadas de violenta repressão política e social, não só os militares, mas também os órgãos de imprensa que lhes deram cobertura, assim como o setor empresarial que financiou as operações criminosas das obans e doicodis, têm que responder pelos crimes da ditadura?  

Ficar só em cima da meganha termina por absolver os mandantes das atrocidades, alguns hoje posando de "recuperadores" da "memória que não pode ser esquecida".

Nenhum comentário:

Postar um comentário