Quem sou eu

Minha foto
Jornalista, por conta de cassação como oficial de Marinha no golpe de 64, sou cria de Vila Isabel, onde vivi até os 23 anos de idade. A vida política partidária começa simultaneamente com a vida jornalística, em 1965. A jornalística, explicitamente. A política, na clandestinidade do PCB. Ex-deputado estadual, me filio ao PT, por onde alcanço mais dois mandatos, já como federal. Com a guinada ideológica imposta ao Partido pelo pragmatismo escolhido como caminho pelo governo Lula, saio e me incorporo aos que fundaram o Partido Socialismo e Liberdade, onde milito atualmente. Três filh@s - Thalia, Tainah e Leonardo - vivo com minha companheira Rosane desde 1988.

domingo, 18 de dezembro de 2011

"Indústria"brasileira fornece gas lacrimogênio da repressão no Bahrein

Se uma ditadura é considerada criminosa em sua ação repressiva contra mobilizações sociais, como deve ser tratada a empresa que lhe  vende o material de repressão? É o que está em jogo com a descoberta de que empresa brasileira - por estranha coincidência, de nome "Condor", o mesmo da operação que os serviços de segurança das ditaduras latino-americanas empreenderam em conjunto no assassinato de militantes nas décadas de 70 e 80 - no fornecimento de bombas de gás lacrimogênio que já causaram sérios danos a manifestantes no Bahrein.
Só falta verificar se a referida empresa conta com subsídios do BNDES na sua função "geradora de divisas">
Detalhes na matéria em anexo



Bomba de gás lacrimogêneo brasileira mata criança no Bahrein

Publicado em 17/12/2011, 12:37
Última atualização às 12:37
  
Bomba de gás lacrimogêneo brasileira mata criança no Bahrein
Brasileira Condor admite vender armas menos letais a países árabes (Foto: Bahrein Cool/Twitter
São Paulo – Um bebê de cinco dias morreu no Bahrein, vítima de bombas de gás lacrimogêneo atiradas contra manifestantes no país no início da semana. O equipamento de repressão policial é fabricado no Brasil pela Condor Tecnologias Não Letais, que tem sede em Foz do Iguaçu (PR), a 640 quilômetros de Curitiba. Procurada, a empresa diz ser impedida por contrato de informar o destino exato dos equipamentos vendidos a 35 países, incluindo árabes. A pequena nação no Golfo Pérsico convive, desde fevereiro deste ano, com protestos por abertura política.

De regime monárquico – com o tio do rei no cargo de primeiro-ministro – a ilha de 70 quilômetros de extensão fica próxima à Arábia Saudita e mantém uma base militar norte-americana (a 5ª Frota Naval dos Estados Unidos) instalada no sul do território. No início dos protestos, tropas sauditas atuaram na repressão aos manifestantes, chegando até a derrubar a Torre da Pérola, monumento histórico do país. A Rotatória da Pérola era o principal ponto de concentração dos atos contra o governo.

Desde então, as marchas tornaram-se mais difusas e com menores concentrações de pessoas. A repressão deixou de contar com apoio operacional de soldados sauditas, mas foi mantido pela polícia local. Na ação para conter um protesto no domingo (11), em Diraz, a oeste da capital Manama, inúmeras bombas de gás lacrimogêneo foram atiradas. Pelo menos um dos explosivos foi detonado nas proximidades da casa onde estava Sajeda Faisal Jawad, que morreu asfixiada. A informação é da sociedade islâmica Al Wefaq.
O protesto foi organizado em função da visita do secretário-assistente de Estado norte-americano, Michael Posner, que acumula a chefia do escritório para Democracia, Direitos Humanos e Trabalho da Casa Branca. Os Estados Unidos apoiam o regime do rei de Bahrein e pediram que os manifestantes evitassem a violência.
Nos dias seguintes, manifestantes coletaram os resíduos das bombas e constataram que se trata de equipamento fabricado no Brasil. Com o intuito de constranger autoridades e organizações civis do país a se pronunciar, chegaram a embalar uma das latas com uma camisa da seleção brasileira de futebol.
Bomba de gás lacrimogêneo usada no Bahrein foi produzida no Brasil (Foto: Layla Bahrein/Twitter)
Bomba de gás lacrimogêneo usada no Bahrein foi produzida no Brasil (Foto: Layla Bahrein/Twitter)
As imagens foram divulgadas por meio de redes sociais e enviadas, entre outras pessoas, ao cartunista brasileiro Carlos Latuff – que se solidarizou com os manifestantes e afirma sentir-se constrangido de saber que o país fornece armamento para a repressão em outros países.

Segundo o jornalista Marco Web Jones, há relatos de pelo menos seis mortes por uso inadequado de gás de efeito moral contra manifestantes. O governo do Bahreinnega a hipótese. Há evidências que sugerem mau uso do armamento pelas forças de segurança. De fevereiro a julho, 40 morreram na repressão, segundo ativistas de defesa de direitos humanos. Por durar dez meses, desde a Primavera Árabe, os protestos são considerados os mais duradouros da região.

A Condor, cujo lema estampado em seu site é "Atire, e deixe viver", em nota, informa que fornece produtos para "35 países, inclusive países árabes", mas se recusa a apresentar o destino dos itens por "obrigações contratuais de confidencialidade". A empresa ainda lembra que "como é de conhecimento geral, tropas de pelo menos cinco países diferentes estão operando no Bahrein a pedido do governo desse país". As negociações da empresa são controladas pelo Ministério da Defesa e pelo Ministério das Relações Exteriores brasileiros.

O uso desse tipo de equipamento não letal é controverso. Defensores de direitos humanos criticam até o nome aplicado, sugerindo que as armas são de "menor letalidade" ou "menos letais", já que há casos de mortes decorrentes de abusos ou imperícia. A Condor sustenta seguir as determinações da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Prevenção do Crime e Tratamento dos Delinquentes, e que seus produtos são projetados para "incapacitar temporariamente as pessoas". O efeito depende do uso "apenas e tão somente na forma indicada em seus manuais de instruções e fichas técnicas", afirma a companhia.

No início deste ano, em função de repetidos confrontos entre a polícia brasileira e manifestantes, organizações passaram a criticar o uso sem regras das armas menos letais. As secretarias de segurança estaduais não fornecem instruções adequadas nem parâmetros sobre as condições em que armas com munição de borracha e de choques elétricos e bombas de gás lacrimogêneo podem ser usadas. A mesma Condor é fornecedora de corporações como a Polícia Militar de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário