Quem sou eu

Minha foto
Jornalista, por conta de cassação como oficial de Marinha no golpe de 64, sou cria de Vila Isabel, onde vivi até os 23 anos de idade. A vida política partidária começa simultaneamente com a vida jornalística, em 1965. A jornalística, explicitamente. A política, na clandestinidade do PCB. Ex-deputado estadual, me filio ao PT, por onde alcanço mais dois mandatos, já como federal. Com a guinada ideológica imposta ao Partido pelo pragmatismo escolhido como caminho pelo governo Lula, saio e me incorporo aos que fundaram o Partido Socialismo e Liberdade, onde milito atualmente. Três filh@s - Thalia, Tainah e Leonardo - vivo com minha companheira Rosane desde 1988.

terça-feira, 29 de novembro de 2011


Quando os ditadores "filhos da puta" são protegidos pelas "direitas humanas"
O imperialismo tem sem tempo no jogo entre apoiar valores ou apoiar contra-valores. Na década de 60, em nome da defesa da "civilização ocidental cristã, e contra o comunismo ateu", promoveu as maiores barbaridades, no implantação e sustentação de ditaduras após golpes de Estado, na América Latina e na Asia. Ainda estão bem vivas as declarações de Henry Kissinger, o hilaryclinton de então, classificando como "nossos", e portanto aliados inimputáveis , os ditadores "filhos da puta" que não mediam limites para garantir submissão de seus países aos ditames estratégicos do Departamento de Estado norte-americano. 
Mudaram no tempo, os condutores da política externa das grandes potências capitalistas? 
Certamente que não. Se é verdade que invocam defesa de direitos humanos para justificar sua ação belicosa violenta sobre governos ditatoriass, o fazem com o mesmo critério seletivo. Como no caso em curso, da Siria, onde a praça principal da capital do País não abriga dissidentes, mas sim multidões de apoiadores do governo "condenado" a sanções políticas e econômicas pela Liga Árabe - cujo colégio é composto exatamente por outras ditaduras realmente abominadas por boa parte de seus povos, mas sustentadas e reconhecidas como governos legais por serem aliadas dessas potências capitalistas.
Por isso, é bastante oportuna a reportagem da Isto É, sobre o que se espera com a abertura de arquivos das ditaduras da América Latina nos anos 60, e os segredos da famigerada Operação Condor - ação comum  dos serviços de segurança continentais no assassinato de militantes na luta pela redemocratização dos países sob regimes ditatoriais na região:
  N° Edição:  2194 |  25.Nov.11 - 21:00 |  Atualizado em 29.Nov.11 - 06:42

Ditaduras entrelaçadas
Documentos secretos comprovam que a participação de autoridades brasileiras na Operação Condor foi fundamental para a aliança dos governos totalitários da américa Latina
Wilson Aquino
Edmur Camargo  foi preso em 1971 quando ia ao Uruguai. Entregue à FAB,
desapareceu. Já Alfredo Astiz (à esq.), foi devolvido às autoridades argentinas por
interferência do então diplomata do Brasil em Londres, Roberto Campos 

Não são apenas os brasileiros que vivem a expectativa sobre quais segredos a Co
missão Nacional da Verdade, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff na sexta-feira 18, trará à tona. Ativistas de Direitos Humanos de Argentina, Paraguai e Uruguai esperam que, ao remexer os arquivos da ditadura brasileira, a Comissão esclareça fatos obscuros ocorridos naqueles paí­ses durante o regime militar nos anos 1970 e 1980. Especialmente no que se refere à Operação Condor, a aliança político-militar entre os governos ditatoriais sul-americanos nesse período. A surpresa pode ficar por conta de nomes de autoridades civis brasileiras que colaboraram com o regime ditatorial na América Latina. O correspondente em Brasília do jornal argentino “Pagina/12”, Dario Pignotti, que investiga a Operação Condor desde 1994, encontrou no Brasil documentos que comprovam a importante participação de diplomatas brasileiros na repressão, monitorando e revelando os passos de exilados, bem como agindo no interesse de conhecidos repressores vizinhos, como o capitão de fragata argentino Alfredo Astiz, conhecido como o “Anjo da Morte”. Essa atuação contradiz com a tese estabelecida de que o Brasil desempenhava um papel secundário e discreto na Operação Condor.

Astiz foi responsável pelas mortes das fundadoras da organização Mães da Praça de Maio, de duas freiras francesas e de uma estudante sueca, durante a repressão argentina, e tinha dois pedidos de extradição (França e Suécia). Se ele fosse mandado para a França ou Suécia, ele seria julgado por esses crimes, o que seria a pior solução para Astiz. Por interferência, porém, do então embaixador brasileiro em Londres em 1982, Roberto Campos, o “Anjo da Morte” acabou sendo devolvido pelos ingleses às autoridades argentinas. Na Argentina, ele ficou livre até 2006, quando foi detido. Mês passado, Altiz foi condenado em Buenos Aires à prisão perpétua. 

A maior parte dos telegramas examinados pelo jornal argentino se refere ao aparato repressor dos mandatos de Ernesto Geisel (1974-1979) e João Baptista Figueiredo (1979-1985). Essa cooperação se fortaleceu principalmente depois de 1975 (no início da fase conhecida como “abertura lenta e gradual” pelo governo Geisel) e não se limitou somente ao plano operacional. Outro episódio que evidencia a participação ativa das autoridades brasileiras é a prisão e o posterior desaparecimento, em 1971, do jornalista Edmur Péricles Camargo, 57 anos, militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Camargo era um dos presos políticos banidos do Brasil em troca da libertação do embaixador suíço Giovanni Bucher. Ele foi para o Chile, mas resolveu se consultar com um oftalmologista no Uruguai. Quando o avião fez escala na Argentina, os policiais daquele país o prenderam, e ele foi enviado em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) de volta ao Brasil, mas simplesmente desapareceu. Em 1995, Camargo foi considerado oficialmente pelo governo brasileiro como desaparecido político durante a ditadura. 

Na avaliação do secretário de ­Direitos Humanos da Argentina, Eduardo Duhalde, mais do que manter sua caixa-preta fechada, o Brasil foi o fiador da Condor. “Porque a Operação não poderia ter existido sem a vontade política do país hegemônico da região”, justifica.  


Um comentário:

  1. Milton,
    Acho que uma das varáveis mais importantes da resistência à passagem a limpo do nosso passado ditatorial não é muito valorizada. Não foram apenas a Camargo Correa e o Bradesco os colaboradores/cúmplices dos militares. Tem mais gente que se locupletou e, hoje, são financiadores de campanhas. A partir da revelção destes nomes podem surgir explicações para fortunas acumuladas por meio de "malfeitos' (ô palavrinha).
    A sombra escura jogada da participação civil na ditadura precisa ser iluminada.
    Acredito ser esse, o lobby mais poderoso.

    ResponderExcluir