Quem sou eu

Minha foto
Jornalista, por conta de cassação como oficial de Marinha no golpe de 64, sou cria de Vila Isabel, onde vivi até os 23 anos de idade. A vida política partidária começa simultaneamente com a vida jornalística, em 1965. A jornalística, explicitamente. A política, na clandestinidade do PCB. Ex-deputado estadual, me filio ao PT, por onde alcanço mais dois mandatos, já como federal. Com a guinada ideológica imposta ao Partido pelo pragmatismo escolhido como caminho pelo governo Lula, saio e me incorporo aos que fundaram o Partido Socialismo e Liberdade, onde milito atualmente. Três filh@s - Thalia, Tainah e Leonardo - vivo com minha companheira Rosane desde 1988.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Tragédias anunciadas: ataques à Siria e ao Irã. E os protestos contra a Liga Árabe

Numa ponta, um relatório intempestivo da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), retomando o tema do "ameaça de fabricação de armamento nuclear" pelo Irã. Na outra, e quase simultaneamente, a decisão da Liga Árabe de suspender a Siria de seu plenário, numa clara investida contra o governo Al Assad. Em ambos os casos, a pronta adesão e apoio da ONU, através das palavras do secretário-geral, e capataz dos interesses dos Estados Unidos na instituição, BanKiMoon.
Estão aí os novos ingredientes para a possível e previsível repetição da "limpeza política" na Líbia, através da intervenção militar e dos bombardeios sobre populações civis pela OTAN, na Siria, e do ataque já anunciado, e por enquanto abortado em função das dissensões internas de Israel, sobre o Irã.
Na Siria, a resposta popular foi imediata. Até o Partido Comunista, que faz oposição ao governo, protesta. Tem clareza de que reformas políticas têm que ser implementadas, mas tem clareza também de que qualquer intervenção externa - com as bençãos dos califas proprietários da Arábia Saudita - só pode implicar em retrocesso, e alinhamento explícito aos governos americano e inglês, na busca de estabilidade na região, após os fracassos e os vexames que se impuseram com a invasão do Iraque.
Contra a tragédia do ataque a Siria, as agências internacionais já noticiam hoje as manifestações de protesto pela iniciativa da Liga Árabe - onde o peso da Arábia Saudita e do Qatar, reacionários, é determinante para as decisões -. Segue o noticiário do Valor Econômico, onde a foto é bem menos generosa na demonstração da quantidade de manifestantes do que a do insuspeito Globão.




Suspensão da Liga Árabe  

gera protesto na Síria

Por Agências internacionais
Bassem Tellawi/ AP/Bassem Tellawi/ APSírios saíram às ruas ontem em Damasco para contestar suspensão da Liga Árabe: caminho aberto para ação militar
Milhares de manifestantes pró-governo saíram às ruas em diversas cidades da Síria ontem para protestar contra a decisão da Liga Árabe de suspender a participação do país na entidade. Com fotografias do ditador Bashar Al-Assad e bandeiras sírias em punho, os manifestantes denunciaram o que consideram uma "conspiração" contra a Síria.
A decisão foi o mais forte sinal de advertência da comunidade árabe ao governo Assad. Suspensão similar dada pela organização - composta por 22 países - à Líbia contribuiu para que o Conselho de Segurança da ONU autorizasse a ação militar que ajudou a derrubar Muamar Gadafi.
"Não há nada de errado em ir ao Conselho de Segurança porque ele é a única organização capaz de impor medidas de proteção internacional à população civil", disse Nabil Al-Arabi, presidente da Liga, após o anúncio.
De acordo com representantes da entidade, a suspensão foi cogitada após Damasco ignorar um plano de ação para tentar por fim aos conflitos - entre outros pontos, ele determinava a libertação de prisioneiros, a retirada das forças de segurança das ruas e o início do diálogo com a oposição. O governo Assad qualificou a decisão de "ilegal", argumentando que as conversas pela paz já teriam sido iniciadas, e convocou uma reunião emergencial com representantes da entidade.
EUA e França aprovaram a notícia. Para o presidente americano, Barack Obama, ela mostra "o isolamento crescente de um regime que sistematicamente viola os direitos humanos". Segundo as Nações Unidas, mais de 3.500 pessoas morreram desde o início do conflito em março deste ano.
Apesar do tom amistoso que Damasco tentava transmitir, a rede de TV Al-Jazeera informou que as forças de segurança sírias entraram novamente em conflito com a população e mataram 24 pessoas apenas ontem.
No sábado à noite, vários manifestantes partidários do regime, munidos com paus e facas, invadiram as embaixadas do Catar e da Arábia Saudita, a três quadras de distância da sede do governo, em uma das áreas mais policiadas da capital, assim como os consulados da Turquia e da França em Latakia.
A Turquia, que iniciou a retirada de funcionários não essenciais de seu quadro diplomático no país, pediu à comunidade internacional para que "responda com uma voz unida aos desdobramento sérios na Síria".

Nenhum comentário:

Postar um comentário