Quem sou eu

Minha foto
Jornalista, por conta de cassação como oficial de Marinha no golpe de 64, sou cria de Vila Isabel, onde vivi até os 23 anos de idade. A vida política partidária começa simultaneamente com a vida jornalística, em 1965. A jornalística, explicitamente. A política, na clandestinidade do PCB. Ex-deputado estadual, me filio ao PT, por onde alcanço mais dois mandatos, já como federal. Com a guinada ideológica imposta ao Partido pelo pragmatismo escolhido como caminho pelo governo Lula, saio e me incorporo aos que fundaram o Partido Socialismo e Liberdade, onde milito atualmente. Três filh@s - Thalia, Tainah e Leonardo - vivo com minha companheira Rosane desde 1988.

sábado, 15 de outubro de 2011

ONU define redução de 13% em tropas brasileiras no Haiti (por que não 100%?)

Reportagem de Luis Kawaguti, no
Folha on line - 15/10/2011 - 07h49

O contingente militar brasileiro na missão de paz da ONU no Haiti será reduzido em 13% (288 militares) a partir de março de 2012, segundo o general Luiz Eduardo Ramos Pereira, comandante militar da ONU no país.
A diminuição é parte de uma redução geral do efetivo de militares no país aprovada ontem pelo CS (Conselho de Segurança da ONU).
Hoje, o Brasil tem 2.188 militares no Haiti, distribuídos em dois batalhões de infantaria e uma companhia de engenharia do Exército, e um grupamento da Marinha.
Esse efetivo é trocado a cada seis meses. No próximo rodízio, em março de 2012, apenas 1.900 homens serão enviados a Porto Príncipe.
No fim do mês passado, o ministro da Defesa, Celso Amorim havia dito que o corte nas tropas brasileiras seria menor (257 homens), mas a decisão final ainda cabia ao Conselho de Segurança.
Segundo o órgão, a partir de 2012, o número autorizado de capacetes azuis cairá de 8.718 para 7.340 -um patamar semelhante ao que vigorava antes do terremoto de janeiro de 2010.
O CS também renovou a validade da missão por mais um ano -procedimento considerado padrão. Porém, o prazo para uma retirada total do país ainda é indefinido.
Segundo Ramos, os cortes não afetarão militares envolvidos na reconstrução.
"A nossa engenharia permanecerá, porque o enfoque da missão agora é o desenvolvimento, apoiar o país com obras. A engenharia não vai ser mexida em nada, nem no contingente do Brasil nem nos dos outros países."
De acordo com Ramos, o Brasil tem 250 dos 966 militares de engenharia da missão. Este efetivo acaba de receber um reforço de 167 homens vindos da Indonésia.
A Folha apurou que os cortes em efetivos dos outros 17 países que enviaram tropas ao Haiti ainda não foram definidos devido a disputas diplomáticas.
FIM DA CRISE
O Senado haitiano aprovou ontem o plano de governo e a equipe de ministros nomeada pelo premiê Garry Cornille -encerrando uma crise política que engessava o Haiti há mais de cinco meses.
O presidente Michel Martelly tomou posse em maio, mas, com o apoio de apenas dois deputados eleitos por seu partido, teve grande dificuldade para fazer o Parlamento aprovar sua indicação de premiê -fato que só ocorreu no início deste mês.
Enquanto isso, as operações de reconstrução do país ficaram quase paradas.
Segundo o embaixador brasileiro, Igor Kipman, a formação do novo governo é uma notícia muito positiva que deve criar um clima de segurança e facilitar a entrada de investimentos privados e doações internacionais para a reconstrução do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário