Quem sou eu

Minha foto
Jornalista, por conta de cassação como oficial de Marinha no golpe de 64, sou cria de Vila Isabel, onde vivi até os 23 anos de idade. A vida política partidária começa simultaneamente com a vida jornalística, em 1965. A jornalística, explicitamente. A política, na clandestinidade do PCB. Ex-deputado estadual, me filio ao PT, por onde alcanço mais dois mandatos, já como federal. Com a guinada ideológica imposta ao Partido pelo pragmatismo escolhido como caminho pelo governo Lula, saio e me incorporo aos que fundaram o Partido Socialismo e Liberdade, onde milito atualmente. Três filh@s - Thalia, Tainah e Leonardo - vivo com minha companheira Rosane desde 1988.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Nova Esquerda, ou Nova Direita?

Da série: Isso é esquerda? Blog do Tsavkko (http://www.tsavkko.com.br/) - The Angry Brazilian- 29/10/11





Eu não consigo mais me surpreender com os caminhos trilhados pela neo-esquerda governista. E digo "esquerda" apenas em honra ao passado militante de muitos, porque  ter no Sarney, no Collor, e agora na Bancada Evangélica, aliados de primeira ordem não me parece muito como atitudes de esquerda e sim de oportunistas que tentam atodo custo se manter no poder.

Mas tudo bem, vamos aceitar por um momento que a "governabilidade" valha a pena, me pergunto: Até que ponto?

Qual o limite que podemos chegar?

Na "Base Aliada" do governo temos Jaqueline Roriz, Inocêncio de Oliveira, Garotinho, Magno Malta e muitos "progressistas" e governistas parecem não ver problemas nisso. Em teoria, essa base é necessária para aprovar projetos para o povo. Mas que projetos? Tudo que sempre ouvimos é denúncias de corrupção, ministros caindo, deputados pegos mas inocentados por seus pares e insurgências na base.

Pra que garantir a aprovação do PLC 122 se você pode simplesmente garantir o apoio dos evangélicos e rifar os direitos LGBT's? Pra que servem os LGBT's afinal, não é mesmo? O problema hoje é a heterofobia, já diz o Bolsonaro (que faz parte de partido da base aliada, diga-se de passagem).

Mas estes aliados não são suficientes para se garantir o poder apenas pelo poder, é preciso ampliar a base até abarcar tudo e todos.

Aí chega o PSD, com o higienista Kassab, com a escravista Katia Abreu... Serão recebidos de braços abertos pelo governo de... esquerda?

E quando me falam que é preciso ter base ampla para avançar nos direitos dos trabalhadores eu me pergunto: Que direitos?

Professores de Institutos Federais estão em greve e os das federais receberam 4% (míseros 4%) de aumento para não pararem.

Os direitos humanos dos indígenas são desrespeitados com Belo Monte, com o genocídio contra os Guarani Kaiowá  que o govenro federal não toma conhecimento no Centro-Oeste. As greves pipocam nas obras da copa e até trabalho escravo é descoberto nas obras do PAC e tudo que o governo faz (ou um dos membros do governo, na figura nefasta do Paulinho da Força) é dizer que o problema é a falta de prostitutas pra amansar o trabalhador revoltoso.

Os direitos LGBT's já não são mais pauta. Educação de qualidade nem pensar, a idéia é precarizar a mão de obra do professor e investir pesado no ensino de UniEsquinas sem exigir nada, raciocínio igual para o PNBL e para todo o setor das telecomunicações, onde não há nenhuma competição e somos reféns de preços altos e qualidade zero. Mas o governo está satisfeito.

Na saúde, o mesmo caos de sempre, mas agora com a desculpa de que sem a CPMF não há o que se fazer (engraçado, com a CPMF o SUS continuava sendo péssimo!), mas nem uma palavra sobre taxar grandes riquezas ou mesmo controlar a farra dos bancos. Pelo contrário, os bancos lucram como nunca, roubam como nunca e nos exploram como sempre.

E, por fim (apenas para não passar o dia enumerando absurdos), não haverá qualquer controle da mídia.

Nem o PT exige mais isso.

Ah, não posso esquecer da Reforma Agrária. Não sairá do papel, aliás, nem está no papel, o PT e o governo abandonaram qualquer projeto no sentido, preferiram aprovar Código Florestal e afagar ruralistas.

Não à toa, Katia Abreu agora é governista!
De forma surpreendente, a senadora ruralista Kátia Abreu (sem partido-TO) passou a ser queridinha no Palácio do Planalto nos últimos meses. Depois de uma atuação fortemente oposicionista nos dois mandatos do governo Lula, a senadora agora já é listada como parceira do governo Dilma. A rápida mudança de posição chama a atenção de antigos aliados da oposição e dos novos parceiros governistas. Kátia já anunciou sua filiação ao PSD, o partido ainda em fase de criação.
E, mesmo assim, querem me fazer acreditar que este é um governo de esquerda? E pior, a militância internalizou o discurso - ou afalta de discurso.

Progressistas que agem igual ou pior que o PIG, escondendo lutas populares ou apoiando a destruição de modos de vida, mentindo e mantendo a mentira pese a verdade estar escancarada...

Belo Monte foi combatido por décadas pela esquerda que hoje apoia o projeto. O que mudou? A esquerda.

Qualquer um que queira se aliar é aceito. E um preço é sempre pago com prazer, não importa qul seja. O preço já foi a reofrma agrária, a educação de qualidade, a internet de qualidade, a dignidade dos LGBT's e por aí vai. E não para.

Kassab se prepara para, com partido formado e legal, virar governista. O que mais a esquerda terá de abrir mão para contentar o novo aliado?

E os demais aliados que virão, até que não existe mais oposição e também não exista mais esquerda?

Nenhum comentário:

Postar um comentário