Quem sou eu

Minha foto
Jornalista, por conta de cassação como oficial de Marinha no golpe de 64, sou cria de Vila Isabel, onde vivi até os 23 anos de idade. A vida política partidária começa simultaneamente com a vida jornalística, em 1965. A jornalística, explicitamente. A política, na clandestinidade do PCB. Ex-deputado estadual, me filio ao PT, por onde alcanço mais dois mandatos, já como federal. Com a guinada ideológica imposta ao Partido pelo pragmatismo escolhido como caminho pelo governo Lula, saio e me incorporo aos que fundaram o Partido Socialismo e Liberdade, onde milito atualmente. Três filh@s - Thalia, Tainah e Leonardo - vivo com minha companheira Rosane desde 1988.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

"A Grécia está falida, diz relatório secreto da troika"





Título errado para uma edição equivocada, tratando-se de uma publicação que se pretenda de esquerda (Esquerda.net). O enfoque não é a quebradeira da Grécia, mas suas razões. O Financial Times, fonte original da notícia transmitida sem visão crítica, tem enfoque ideológica. A Grécia estaria falida porque seus títulos de dívida não seriam resgatáveis. Mas por que títulos de dívida emitidos pelos goveno racionário, e parafascista, que antecedeu o atual, dito socialdemocrata, do Pasok, têm que ser respeitados sem nehuma aiuditoria anterior, sobre a forma como foram negociadso? 
A Grécia não está falida, até pelo imenso crédito civilizatório que toda a humanidade tem com ela. Falidos deveriam estar os bancos que especulam de forma predatória, certos de que governos capitalistas  não hesitarão no papel subalterno e vil de utilizar recursos públicos, de cobrir os riscos e ilegalidades, para manter os lucros privilegiados dos piranhas do chamado "livre mercado" intocados. 
Mas vamos ao grão da matéria do Esquerda net, de 24 Outubro, 2011 - 10:53 , que no seu texto traz informações importantes:
"Os indicadores económicos na Grécia deterioram-se de forma tão acentuada nos últimos três meses que o país está falido. De acordo com um relatório secreto da troika, divulgado pelo Financial Times, o plano de privatizações é um fracasso e, mesmo com uma reestruturação de 50% da dívida, a Grécia nunca conseguirá retomar um patamar sustentável antes de 2020.
A Grécia está falida, diz relatório secreto da troika

A situação económica na Grécia é tão incerta que o país deverá necessitar de 252 mil milhões de euros até ao final da década, um valor que mais do que duplica os 109 mil milhões originalmente acordados com a troika. Na pior das hipóteses, poderá mesmo ser necessário emprestar 440 mil milhões à Grécia, mais do que o actualmente disponível no Fundo Europeu de Estabilidade Financeira.
Estes valores constam da última avalização financeira realizada pela Comissão Europeia e FMI, um documento “confidencial” entretanto divulgado pelo Financial Times, e onde se pode ler que “a situação na Grécia deu uma guinada para pior” e que os “desenvolvimentos recentes exigem uma reavaliação”.
A contracção da economia, consequência natural da brutal diminuição do consumo interno, tem superado de tal forma as metas estabelecidas que, de acordo com o documento entregue na passada sexta-feira aos governos dos 27 países da União Europeia, a reestruturação da dívida deverá ser de 60%, bem longe dos 21% previstos no Conselho Europeu de 21 de Julho.
A dívida pública grega, actualmente nos 160% do produto, deverá representar 186% em 2013 e apenas em 2020 deverá ficar no abaixo do limiar de 152%, visto como crucial para o retorno da Grécia aos mercados internacionais.Ainda assim, somente em 2030 o valor dos encargos de Atenas para com os seus credores deverá ser inferior aos 130% do PIB, uma situação claramente insustentável - de acordo com o relatório.
No centro desta “guinada para pior” está o estrondoso falhanço da política de privatizações. As privatizações deveriam render 66 mil milhões de euros e representavam uma parte fulcral do plano para abater a dívida do país. Nada disso está a ser conseguido e, depois de apenas ter encaixado 10 mil milhões de euros com as privatizações já realizadas, a troika estima agora que estas deverão render  menos 20 mil milhões do que o esperado há 3 meses".

Nenhum comentário:

Postar um comentário