Quem sou eu

Minha foto
Jornalista, por conta de cassação como oficial de Marinha no golpe de 64, sou cria de Vila Isabel, onde vivi até os 23 anos de idade. A vida política partidária começa simultaneamente com a vida jornalística, em 1965. A jornalística, explicitamente. A política, na clandestinidade do PCB. Ex-deputado estadual, me filio ao PT, por onde alcanço mais dois mandatos, já como federal. Com a guinada ideológica imposta ao Partido pelo pragmatismo escolhido como caminho pelo governo Lula, saio e me incorporo aos que fundaram o Partido Socialismo e Liberdade, onde milito atualmente. Três filh@s - Thalia, Tainah e Leonardo - vivo com minha companheira Rosane desde 1988.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Globo organiza o partido da despolitização da Política

O Globo abre, com destaque, a convocação para as manifestações anti-corrupção, prevendo cifras de participação significativa de militantes da "causa sem partidos". Ou seja, transformam seus meios que deveriam relatar os fatos, em promotor dos fatos com que depois trabalham a notícia editorializada de acordo com sua visão conservadora e reacionária da sociedade.

Pois bem, reitero que estou fora. Fiz e faço combate contra a corrupção, e não me ocorre, ao longo de décadas, ter sentido apoio das organizações Globo. Pelo contrário. Indo ao momento significativo mais recente - o do processo de privatizações imposto pela vaga neoliberal que nos assolou durante o mandarinato tucano pefelista de FHC.  De que lado estiveram as organizações Globo? No apoio total ao que o insuspeito Elio Gaspari classificou, sem meias-palavras, como privataria.

Lembro ainda o dia em que, como deputado participante da Comissão Especial que discutia a emenda constitucional determinante da privatização das telecomunicações, me defrontava com o depoimento do então ministro José Serra na audiência pública previamente agendada. Não vou entrar nos detalhes do debate que com ele travei. Estão lá no anais da Câmara as suas respostas quanto à necessidade de vender nosso patrimônio para nos livrarmos do compromisso da dívida pública, então em torno de R$ 60 bilhões, e que, a despeito da queima de bens estatizados na bacia das almas, se viu alçada a R$ 650 bi no fim  do mandato que ele defendia.

Vou registrar apenas que, diante de tão importante depoimento, o relator da matéria - o probo deputado Gedel Vieira Lima (personagen do documentário "Gedel vai às compras", produzido pela repetidora da TV Globo da Bahia, dirigida por Antonio Carlos Magalhães, e por ele distribuida para denunciar os malfeitos do referido personagem) - estava ausente. E a informação que entao correu era de que sua ausência se devia a almoço tête-à-tête que então estaria tendo com Roberto Marinho, um dos principais mobilizadores da campanha pela privatização.

O que moveria, portanto, a Globo atual em tão nobre causa? Defender a transparência dos negócios envolvendo a res publica?  Doce ilusão. O que move a venus platinada é uma deliberada operação de despolitização da política. O que move a TV Globo é a conquista de corações e mentes de uma parte fundamental do eleitorado progressista mas não filiado ou permanentemente ligado às lutas dos movimentos sociais ou dos partidos de esquerda que não se venderam, nem se renderam, para uma ação organizada de desorganização exatamente dessas correntes de ação e pensamento progressista. Promover no Brasil uma onda semelhante à que lamentavelmente varre povos de potências capitalistas, que se reunem em manifestações pontuais e conjunturais, mas que, pela abstenção nos processos eleitorais, por justificado ceticismo,  permitem à direita mais reacionária manter o controle absoluto das instituições, ditas republicanas, que realmente deliberam sobre seus destinos, através do modelo de sociedade que desenham com suas leis e decisões dos poderes Executivo e Judiciário.

Que ninguém se iluda. Participar desses movimentos, pode até ser. Mas com colunas específicas, e faixas que expressem palavras-de-ordem emandas dos partidos políticos que lutam contra o grande capital. Participar separadamente, a  despeito dos "líderes" dessas "inorgânicas" pretenderem impedir, através da interdição de partidos políticos ou sindicatos combativos numa luta em torno dos temas que sempre lhes foram próprios, e agora se vêem ameaçados de propriedade indébita.





4 comentários:

  1. Só pra me alegrar pelo recém-aberto espaço, que tem tudo pra crescer e aparecer! Comentários mais substanciosos virão. []s!

    ResponderExcluir
  2. isso apenas ressalta a fonte governista que emana da Rede Globo, sempre a mover os seus "soldadinhos" e fantoches, o seu público fiel, a favor de mais uma de suas mordidas no patrimônio nacional. Hoje ela acordou e percebeu que não está só no ato de querer abocanhar quinhões do público, logo receitas, do país e vai as ruas para tentar reatar os laços com seus fiéis vassalos... público, não se condene com que já está condenado...

    ResponderExcluir
  3. Temer

    Você tem razão na análise, mas o Brasil precisa de uma reforma política séria e do jeito que está não está nada bom. Os oportunistas de plantão vão sempre tentar se aproveitar do que é o desejo da sociedade, mas você não acha que cabe a nós marcar presença e levar nossas bandeiras claras e inequivocas. Não participar não pode transparecer uma certa condescendencia com esta patifaria reinante? O que fazer alternativamente então para mobilizar a sociedade e conseguir apoio político para a limpeza política e social que precisa ser promovida, colocando em lugares públicos cidadãos que realmente zelem pelos interesses públicos? de modo democrático? Quero democracia deliberativa!

    ResponderExcluir
  4. Para a elite e sua mídia combater corrupção só no quintal alheio, nadica de nada sobre a corrupção praticada por prefeitos e governadores Brasil afora, se for tucano então...
    E os tucanos estiveram, aqui em Goiás, até com estrutura governamental, patrocinando esta marcha da hipocria.
    A Ong +Ação, criada recentemente pelo vereador Leandro Sena(PSDB-GO) obrigou bolistas da OVG a participarem da marcha ,bem como mandou caravanas para participar do ato em Brasilia
    Nunca vi tanta hipocrisa na minha vida.
    Aliás, esses bons moços deveriam saber que o Brasil, como ocorre nos EUA, despertar e começar a protestar contra a concentração de renda, contra a corrupção de empresas, pela aprovação da lei que prevê apertar o cerco contra os corrptos esta lei está parada no Congresso por vontade destes corruptos que gritam nas ruas slogans contra a corrupção. É de dar nojo o que vi ontem durante a marcha em Goiânia, vereadores tucanos todos selerepes em meio aos mais ou menos 200 participantes, como disse, pessoas obrigadas a participar sob pena de terem suas bolsas de estudo canceladas. Ah, a midia diz que em Goiânia havia mais de mil manifestantes. Mentira, vou testemunha de que eram eram 200 e 300, dava para contar nos dedos. De espontâneo não tinha nada.

    ResponderExcluir