Quem sou eu

Minha foto
Jornalista, por conta de cassação como oficial de Marinha no golpe de 64, sou cria de Vila Isabel, onde vivi até os 23 anos de idade. A vida política partidária começa simultaneamente com a vida jornalística, em 1965. A jornalística, explicitamente. A política, na clandestinidade do PCB. Ex-deputado estadual, me filio ao PT, por onde alcanço mais dois mandatos, já como federal. Com a guinada ideológica imposta ao Partido pelo pragmatismo escolhido como caminho pelo governo Lula, saio e me incorporo aos que fundaram o Partido Socialismo e Liberdade, onde milito atualmente. Três filh@s - Thalia, Tainah e Leonardo - vivo com minha companheira Rosane desde 1988.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Fim da URSS é lamentado por 60% de russos

  



     



Olha que surpresa! Pesquisa mostra resultado da vaga neoliberal que assolou a União Soviética depois do golpe pinochetista chefuadi oeko pinguço Yeltsin, e apoiado por Clinton. Putin já tenta se ajustar,pois PC russo ainda é forte. Segue a matéria publicada no Pravda e reproduzida pelo Diário da Liberdade
. Rússia - Direitos nacionais e imperialismo
Terça, 18 Outubro 2011 19:36
181011_volta-URSSPravda - [Lyuba Lulko] As reformas econômicas ultraliberais dos anos 90, a crise financeira global a continuar e a nostalgia por uma potência mundial resultaram na mentalidade dos cidadãos russos em um desejo de voltar à URSS.

Embora os liberais chamem essa tendência da " recaída da consciência autoritária" e explicam-na pelo efeito do envelhecimento da população — o fato é que em 2011 60 % dos entrevistados na Rússia por vários sociólogos lamentam o colapso da União Soviética. E ainda mais, um em cada cinco russos gostaria de viver na URSS reestabelecida.
Claro que essas mudanças na consciência do eleitorado consideram-se pelos políticos. Assim, o primeiro-ministro Vladimir Putin, no seu artigo, publicado no jornal Izvestia, afirmou a possibilidade de criar uma União Euroasiática.
Até agora esta idéia está baseada na União Aduaneira a funcionar entre a Rússia, Belarus e Cazaquistão. Segundo Putin, chegou o momento para avançar e criar um espaço econômico comum e é apenas a questão de uns meses. O projeto terá início em 01 de janeiro de 2012. Está prevista a criação no território de três países de um enorme mercado comum com mais de 165 milhões de consumidores com a lei uniforme, circulação livre de capitais, serviços e trabalhadores. E Putin coloca a mais ambiciosa meta — conseguir o próximo nível de integração e chegar à União Euroasiática (UEA).
" Propomos um modelo de união supranacional poderosa, capaz de se tornar um dos pólos do mundo moderno e desempenhar o papel de uma eficaz "ponte" entre a Europa e a dinâmica região Ásia-Pacífico. Em particular, isto significa que, com base da União Aduaneira e do espaço econômico comum precisa- se passar para uma coordenação mais estreita das políticas econômicas e monetárias, para criar uma união econômica.
Além dos recursos naturais, o forte capital monetário e humano permitirá a União Euroasiático ser competitivo na corrida industrial e tecnológica, instrumento para atração de investidores, criar novas vagas e indústrias inovadoras. E junto com outros atores-chave e as estruturas regionais, tais como a União Europeia, os EUA, a China, APEC assegurar a sustentabilidade do desenvolvimento global ", — diz Putin no artigo.
E ao longo deste, o primeiro-ministro russo traça paralelos entre a União Euroasiática e da União Soviética, embora não a favor da última. "É ingênuo tentar restaurar ou copiar o que foi deixado no passado, mas a maior integração de novo valor, base política, econômica — é imperativo do nosso tempo" — diz o primeiro-ministro.
Comentaristas russos têm interpretado o artigo de Putin como o programa dele para terceiro mandato. Passados 20 anos depois do colapso da União Soviética, Putin, mais ativamente do que antes, tenta assumir o papel de integrador da comunidade pós-soviética. E ao contrário de tentativas anteriores, no momento há chances reais de reintegração, pelo menos com os Estados asiáticos. À União Aduaneira com Belarus e Cazaquistão podem se juntar e Quirguistão e Tajiquistão.
De acordo com muitos analistas políticos, a Rússia tem uma boa chance para realizar a idéia de Putin. Portanto, se o domínio russo no território pós-soviético há 5 atrás estava em dúvida, agora é indiscutível, de acordo com o cientista político e publicitário Fyodor Lukyanov. "Os EUA e a UE têm outras prioridades, interesses da China são limitados para a economia, e Turquia, apesar da ambição, está incapaz de reivindicar o papel de patrocínio completo", comentou.
"Esperámos por 25 anos, até que o nosso líder pronunciasse estas palavras em público" — disse, Alexander Dugin, o líder do movimento a apoio da UEA.
Mas o Ocidente reagiu de outra maneira. "Putin tem despertado o temor do ressurgimento da União Soviética", diz o Daily Mail. Putin negou que é uma tentativa de reviver o "velho império comunista da Rússia". "No entanto, garantias de Putin não são susceptíveis de convencer alguns ex-repúblicas soviéticas. Muitos deles se mostram suspeitosos em relação às intenções do Kremlin," — dispara o jornal.
Segundo o Daily Mail, alguns potenciais parceiros vão resistir: em setembro o presidente da Ucrânia Viktor Yanukovych reclamou o Kremlin ter feito a Ucrânia se juntar à União Aduaneira. A Belarus também se opõe à transferência de uma grande proporção de seus ativos industriais.
Mas a realidade é que a infra-estrutura comum, a língua comunicativa, os laços econômicos e nostalgia dos povos da ex-URSS estão pressionando para criação de uma nova união que não seria federal, mas parecida com a da Europa, e idealmente confederativa.

Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário