Quem sou eu

Minha foto
Jornalista, por conta de cassação como oficial de Marinha no golpe de 64, sou cria de Vila Isabel, onde vivi até os 23 anos de idade. A vida política partidária começa simultaneamente com a vida jornalística, em 1965. A jornalística, explicitamente. A política, na clandestinidade do PCB. Ex-deputado estadual, me filio ao PT, por onde alcanço mais dois mandatos, já como federal. Com a guinada ideológica imposta ao Partido pelo pragmatismo escolhido como caminho pelo governo Lula, saio e me incorporo aos que fundaram o Partido Socialismo e Liberdade, onde milito atualmente. Três filh@s - Thalia, Tainah e Leonardo - vivo com minha companheira Rosane desde 1988.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

BRASIL AJUDA ISRAEL A INVADIR NOVAMENTE O SUL DO LÍBANO

Navio da Marinha participará de missão de paz da ONU para auxiliar no controle das fronteiras e evitar a entrada ilegal de armas no país árabe


Roberto Godoy, de O Estado de S.Paulo
A fragata F-45 União, da Marinha do Brasil, parte na quinta-feira, 6, da Base Naval de Mocanguê, em Niterói, levando 300 militares para participar da Força-Tarefa Naval das Nações Unidas no Líbano. A missão é complexa: garantir a paz e a segurança no sul do país e “auxiliar no controle das fronteiras de modo a evitar a entrada ilegal de armas e materiais correlatos”, de acordo com o almirante Sávio Nogueira, comandante da Força de Superfície.





Nota dos Editore


Lembram-se da tentativa de Israel de ocupar o sul do Líbano há poucos anos atrás? As forças bem armadas israelenses não conseguiram entrar 30 km no território libanês. Foi a primeira grande derrota militar do expansionismo sionista. O Hezbollah pôs para fugir as tropas invasoras. Agora, o "progressista" governo brasileiro, na obsessão por uma cadeira no Conselho de Segurança da ONU e para fazer média com as grandes potências imperialistas manda uma fragata para impedir que o Hezbollah se defenda para que, desta vez, as tropas sionistas não tenham que sair correndo!
Leiam este excelente artigo do jornalista e escritor Duarte Pereira:

 Não pode ser livre um povo que ajuda a oprimir outros povos
 (Duarte Pereira)
Nos últimos anos, as grandes potências imperialistas, manipulando as Nações Unidas, já agrediram e devastaram sucessivamente o Afeganistão, o Iraque e a Líbia. Concentram agora seus esforços propagandísticos, diplomáticos e militares contra a Síria e o Paquistão, intensificando o cerco ao Irã. Enquanto isso, conciliam com as escandalosas violações aos direitos humanos perpetradas impunemente pelos governos da Arábia Saudita, do Bahrein ou do Iêmen.
A conduta do governo brasileiro tem sido contraditória. Absteve-se na votação de resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas que condenava hipocritamente a repressão na Síria. Mas acaba de enviar fragata da Marinha do Brasil para participar da Força Tarefa Naval das Nações Unidas no Líbano, com a missão de “auxiliar no controle das fronteiras de modo a evitar a entrada ilegal de armas e materiais correlatos” no sul do país, onde estão concentradas as forças armadas do Hezbollah, que tiveram papel decisivo na resistência à última tentativa de invasão do país pelo Estado de Israel.
Em face da intervenção de forças armadas do Brasil no Haiti e agora no Líbano, ainda que sob a bandeira das Nações Unidas, mas de fato a pedido dos Estados Unidos, da Grã-Bretanha e da França, é preciso insistir que não pode ser livre um povo que ajuda a oprimir outros povos.

(*) Duarte Pereira é jornalista e escritor

2 comentários:

  1. Olá, Milton, sucesso em seu blog. Já vou te "seguir", afinal suas notas jornalísticas e políticas são sempre muito boas!

    ResponderExcluir
  2. Temer,
    Sinto falta de um programa da TVE que ia ao ar lá pra meia-noite. Não me lembro do nome da âncora(Cristina Lemes?). Era divertido quando você passava um cala boca na direita que torturava a notícia.
    Já tá no meu google reader, e no meu blog vou espalhar a boa nova.
    Sucesso.

    ResponderExcluir